mãos suadas, respiração fora do ritmo, olhar inquieto, garganta seca… quem nunca se sentiu assim antes de encarar uma apresentação?
não importa o tamanho da plateia, desde o início da nossa trajetória escolar nos pedem para fazer apresentações, mas ninguém nunca nos ensinou como fazê-las.
um tanto quanto injusto não? por isso separamos algumas dicas para te ajudar nesse momento!
#1 você realmente tem algo a dizer?
caso contrário, fique em casa e envie um memorando. mas se há uma história que você deseja contar, uma mudança que deseja fazer, um impacto que deseja causar, seja bem claro sobre o que pode ser.
#2 não peça desculpas.
não se desculpe por estar nervoso, por se importar, por não ter 200 treinos em seu currículo. o público está oferecendo a você uma pequena fatia de tempo e atenção, aproveite.
#3 encontre apenas uma pessoa.
isso é repetido com frequência suficiente para ser banal, mas ainda é ignorado. você tem a voz em uma sala com algumas pessoas dentro, certo? imagine uma delas, apenas uma pessoa e conte-a sua história, ignore todas as outras.
#4 seu corpo fala.
não projete sua voz para preencher a sala, não ande em zigzag, nem coreografe seus slides, nem conte piadas prontas. você dificilmente faz isso na vida real.
#5 não memorize e não leia.
entenda o contexto e conte a história sem ler.
#6 tenha em mente que isto não é uma performance.
profissionais atuam. é o trabalho deles. você está apenas compartilhando a mudança que gostaria de fazer com uma pessoa sentada a poucos metros. pense nas interações mais importantes que você teve com parceiros, médicos, estranhos e amigos. nenhum deles fez discursos profissionais.
gostou do conteúdo? compartilhe com quem também possa gostar!