as imagens tornam o conteúdo mais envolvente, mas é preciso usá-las com responsabilidade já que pode ser difícil saber quais são seguras e liberadas para uso.
e, com a ascensão da IA, pode ficar mais confuso do que nunca. confira nossas dicas para fugir de problemas:
1️⃣ use imagens livres de direitos autorais.
são aquelas de domínio público e têm regras de direitos autorais que permitem o uso gratuito – ou que nunca tiveram direitos autorais.
geralmente, não requerem nenhuma permissão, e podem estar disponíveis em sites de banco gratuitas, instituições governamentais, guias de marca e etc.
2️⃣ banco de fotos pago
a compra de fotos permite que você as use da maneira que desejar. no entanto, algumas empresas têm licenças diferentes, portanto, leia as letras miúdas.
3️⃣ fotos próprias
a menos que você esteja planejando se processar, usar suas próprias fotos sempre será a opção mais segura. você tem total liberdade criativa antes e depois do clique. mas lembre-se de pedir autorização de quem estiver participando do ensaio.
4️⃣ imagens de IA
infelizmente, não há uma resposta ainda bem estabelecida para essa questão, as imagens geradas por IA são criadas através de informações existentes e as regras de direitos autorais ainda estão sendo questionadas.
enquanto isso, se você decidir publicar conteúdo com imagens de IA, provavelmente será melhor informar sobre sua origem, apenas para manter sua marca coberta.
afinal…
uma imagem pode valer mais que mil palavras… mas certifique-se de que nenhuma dessas palavras seja “infração” ou “ação judicial”.